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Coordenadoria de Contabilidade


A Coordenadoria de Contabilidade (CCont) é uma unidade vinculada à Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (PROAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), cuja missão é garantir a correta aplicação das normas e políticas contábeis no âmbito da instituição, assegurando a fidedignidade dos registros dos atos e fatos contábeis, em conformidade com a legislação e os normativos vigentes.  

Atua buscando garantir a transparência da gestão patrimonial, orçamentária e financeira da universidade, por meio da divulgação de informações relevantes, tempestivas e confiáveis, apoiando, desse modo, tanto os gestores da UFPR em seus processos de tomada de decisão quanto a comunidade universitária no acompanhamento da aplicação dos recursos públicos. 



As atribuições da CCont são subdividas por unidade/seção: 

I. Proceder orientação técnica de sua equipe periodicamente;  

II. Coordenar, orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas no âmbito da coordenadoria, com ênfase na análise das Demonstrações Contábeis e Financeiras, bem como suas Notas Explicativas;   

III. Fornecer as informações necessárias para a elaboração do Relatório de Gestão da Instituição; 

IV. Obedecer e fazer cumprir com ética e celeridade as normas contábeis, em especial o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, atendendo as orientações da Setorial Contábil do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação Geral de Contabilidade da Secretaria do Tesouro Nacional (STN);  

V. Coordenar a elaboração das Notas Explicativas às Demonstrações Contábeis trimestralmente, bem como informações e pareceres técnicos quando solicitados;  

VI. Orientar as unidades externas à CCont sobre a importância de informar os atos e fatos a serem contabilizados e da responsabilidade das ações dos gestores responsáveis;  

VII. Realizar as Conformidade de Operadores, de Unidade Gestora e de Órgão;  

VIII. Elaborar as obrigações acessórias da Editora da UFPR, como suas escriturações fiscais e acompanhamento de sua isenção de IPI;  

IX. Gerenciar a equipe da Coordenadoria, promovendo a adequada distribuição de tarefas, analisando a compatibilidade entre o volume de trabalho e a força de trabalho disponível, acompanhando o desempenho das atividades e promovendo o desenvolvimento técnico e funcional dos servidores;  

X. Representar institucionalmente a Coordenadoria em fóruns, comissões, grupos de trabalho e eventos, bem como estabelecer articulações com outras unidades da UFPR, instituições públicas ou privadas, e órgãos de controle, com vistas ao aprimoramento das atividades contábeis da Universidade;  

XI. Emitir e divulgar as certidões de regularidade da UFPR e, ainda, controlar a validade dos documentos, alertando as unidades responsáveis sobre eventualidades que possam restringir sua emissão;  

XII – Realizar os procedimentos necessários para adequação contábil e legal do patrimônio da UFPR; 

XIII – Realizar a interlocução com as setoriais contábeis de níveis superiores, concentrando o envio e recebimento de mensagens via “Comunica – SIAFI”.


I. Apropriar a folha de pagamento dos servidores da Universidade e do Complexo do Hospital de Clínica, e todos os seus desdobramentos; 

II. Apurar, preencher e enviar a EFD-Reinf/ DCTFWeb; 

III. Proceder a análise diária dos Saldos das Contas Contábeis para identificar possíveis erros e efetuar as correções;  

IV. Controlar e regularizar mensalmente as contas contábeis que possuem valores em trânsito para estorno de despesa/reemissão: GRU’S e Ordens Bancárias devolvidas; Convênios e Instrumentos Congêneres devolvidos;  

V. Contabilizar prestação de contas e faturas de Suprimento de Fundos, emitir relatórios necessários;  

VI. Analisar e reclassificar as contas em adequação às normas e procedimentos contábeis;  

VII. Contabilizar operações referentes às restituições de receitas, devoluções e anulações de saldos não utilizados;  

VIII. Efetuar a regularização diária das OBs devolvidas que envolvem devolução de salário ;

VIIII. Reclassificação do pessoal cedido; 

X. Atualizar o Rol de Responsáveis por atos de gestão no SIAFI, conforme a Instrução Normativa TCU nº 84/2020. 


I. Apropriar a folha de pagamento dos servidores da Universidade e do Complexo do Hospital de Clínica, e todos os seus desdobramentos; 

II. Apurar, preencher e enviar a EFD-Reinf/ DCTFWeb. 


I. Contabilizar as movimentações dos almoxarifados tomando por base os Relatórios de Movimentação de Almoxarifado (RMA), inventários anuais, eventuais e tomadas de contas de almoxarifados;  

II. Proceder à conciliação dos saldos do Relatório de Movimentação de Bens Móveis, Imóveis e de Materiais de Uso Duradouro com os dados do sistema informatizado SIAFI, efetuando os acertos necessários;  

III. Contabilizar as operações pertinentes às doações, comodatos, baixas, transferências e demais transações acerca dos bens da Instituição;  

IV. Conciliar e contabilizar os Relatórios Mensais de Movimentação de Livros Consignados e de Livros Próprios da Editora da UFPR;  

V. Acompanhar e contabilizar os parcelamentos da Dívida Ativa recebidos pela UFPR.  

VI. Contabilizar em contas de controle os direitos e obrigações nos quais a UFPR figure como parte, ainda que deles não decorram obrigações de pagamentos ou arrecadação de receitas, além da conciliação dos saldos de cauções, seguros, fianças e comodatos relacionados para efetuar ajustes quando necessários; 

VII. Efetuar registros no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin), banco de dados onde estão inscritos os nomes de pessoas em débito para com órgãos e entidades federais, conforme previsto na legislação vigente e quando solicitado pela autoridade interna; 

VIII. Acompanhar os saldos e realizar conciliações constantes nas contas patrimoniais visando garantir a qualidade e fidedignidade das informações contábeis. 


Equipe e Contatos: 

Coordenação 
Rafael Felix da Silva – Teams: rafaelfelix@ufpr.br 
Agenda │ Currículo Lattes
E-mail: ccont@ufpr.br 
Telefone: (41) 98857-0531


UAC – Unidade de Análises Contábeis
Claudia Junkes – Teams: claudiaperufo@ufpr.br 
E-mail: uac.ccont@ufpr.br 


UComp – Unidade de Compliance 
Hugo Gustavo Vieira Beral – Teams: beraldi@ufpr.br 
Marcos Roberto Camilo Reis – Teams: marcoscamilo@ufpr.br 
E-mailucomp.ccont@ufpr.br 


SAP – Seção de Acompanhamento Patrimonial 
Paola Karine da Silva – Teams: paolakarine@ufpr.br 
Emilene Alves – Teams: emilene@ufpr.br
E-mail: sap.ccont@ufpr.br


Cronograma mensal de entregas e fechamentos


Coordenadoria


Unidade de Compliance (UCOMP) 


Seção de Acompanhamento Patrimonial (SAP) 

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