A Avaliação Institucional visa à melhoria da qualidade da educação superior, assegurada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que inclui em seu processo a avaliação:
Os resultados da Avaliação Institucional constituem referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior para os atos de:
A Lei do SINAES (Lei n.º 10.861/2004) prevê a Avaliação Externa e a Avaliação Interna, sendo esta última de competência da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Assim, a CPA é responsável pela condução das políticas internas de avaliação e por coordenar a aplicação de pesquisas aos servidores e alunos da instituição.
As pesquisas visam estimular o autoconhecimento e aprimorar a instituição, por meio de uma análise reflexiva dos resultados, que levam os gestores a nortear o planejamento interno das unidades e a priorizar as ações de melhorias com base na percepção da comunidade interna.
Na UFPR, a CPA é formada por representantes dos segmentos dos técnicos, dos docentes, da administração, dos discentes e da sociedade civil. Conta com o apoio da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional e de Representantes ou Comissões Locais de Assessoramento
Para saber mais sobre a Avaliação Institucional, acesse o portal da Comissão Própria de Avaliação: www.cpa.ufpr.br.
Os estudantes da UFPR, inclusive os recém-ingressos, devem participar das pesquisas de Avaliação Institucional da UFPR, que visam medir a percepção dos estudantes sobre a universidade, o curso para o qual se matricularam e sobre as disciplinas cursadas a cada semestre.
O objetivo é fornecer subsídios aos gestores para a implementação de melhorias no ensino, em termos de políticas acadêmicas, infraestrutura, atendimento aos discentes, responsabilidade social, entre outras dimensões.
A Avaliação Institucional faz parte de um sistema (SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) que avalia as instituições de educação superior, os cursos de graduação e o desempenho acadêmico dos estudantes.
Os resultados da Avaliação Institucional, além de instrumento de gestão, são norteadores dos atos de credenciamento das instituições de educação superior, e de autorização e reconhecimento de cursos de graduação.
Internamente, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável por conduzir as políticas e a aplicação dessas pesquisas na instituição. É formada por representantes dos segmentos dos técnicos, dos docentes, da administração, dos discentes e da sociedade civil. Conta com o apoio da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional e de Representantes ou Comissões Locais de Assessoramento.
Para saber mais sobre a Avaliação Institucional, acesse o portal da Comissão Própria de Avaliação: www.cpa.ufpr.br.
Os servidores (docentes e técnicos) da UFPR, inclusive os recém-ingressos, devem participar das pesquisas de Avaliação Institucional da UFPR, que visam medir a percepção dos servidores sobre a instituição em termos de políticas de gestão, políticas acadêmicas, infraestrutura, comunicação com a sociedade, responsabilidade social, qualidade dos serviços, entre outras dimensões.
O objetivo da avaliação é fornecer subsídios aos gestores para a implementação de melhorias institucionais. Os resultados, além de instrumento de gestão, são norteadores dos atos de credenciamento das instituições de educação superior, e de autorização e reconhecimento de cursos de graduação.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é a responsável por conduzir as políticas e a aplicação dessas pesquisas na instituição. É formada por representantes dos segmentos dos técnicos, dos docentes, da administração, dos discentes e da sociedade civil. Conta com o apoio da Secretaria Executiva de Avaliação Institucional e de Representantes ou Comissões Locais de Assessoramento.
Para saber mais sobre a Avaliação Institucional, acesse o portal da Comissão Própria de Avaliação: www.cpa.ufpr.br.